A educação como apostolado: história e reminiscências - São Paulo/1930-1970
Elza Nadai

Compõe-se de documentos acumulados durante o desenvolvimento da pesquisa para Tese de Livre Docência em Educação realizada por Elza Nadai. A pesquisa teve por objetivo buscar as representações que um grupo de professores que atuou numa determinada escola pública, identificada pela memória coletiva como detentora de um “padrão de qualidade”, elaborou sobre ela. A autora relacionou a obtenção do referido “padrão” à formação universitária do professor secundário. Descobrir como estas questões se articularam na memória do profissional que ajudou a criar e estruturar as escolas secundárias e normais do Estado de São Paulo foi a intenção da autora.
Nadai analisou os projetos de formação universitária do professor secundário, institucionalizados nos anos 1930. Foram dois os projetos apontados por Elza Nadai: o oficial, representado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e pelo instituto de Educação, com a criação da USP em 1934; e os particulares – um católico, expresso na organização das Faculdades de Filosofia Sedes Sapientiae (São Bento e Católica de Campinas, que depois foram incorporadas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e o protestante – representado pela Faculdade de Filosofia da Universidade Mackenzie.
A documentação relaciona-se às entrevistas realizadas pela autora com professores de nível secundário e professores universitários, tanto fitas k7 quanto transcrições. Também podem ser encontrados os documentos que deram corpo ao memorial pessoal da professora (certificados, diplomas, atestados, etc) apresentado para a Faculdade de Educação/FEUSP. Trata-se de aproximadamente 460 documentos, referentes ao período histórico de 1930 a 1970.
Localização: EA
Documentação em bom estado de conservação.
Aguardando higienização, acondicionamento organização.
Disponível para consulta in loco