Estado e miséria social no Brasil
Evaldo Amaro Vieira

Trata-se de documentação doada pela Biblioteca da Faculdade de Educação que foi acumulada com o propósito de formar um acervo sobre a memória educacional brasileira. Sendo o professor Evaldo Amaro Vieira, professor aposentado da Faculdade de Educação-USP, na época foi-lhe solicitado à doação do material.
Evaldo Amaro Vieira tinha como objetivo analisar como se deu a política social no Brasil no período entre 1951 e 1978. Muitos documentos possuem marginálias e comentários o que representa uma importante fonte documental.
Sobressaem-se alguns assuntos de sua análise: habitação, planejamento, política econômica, política educacional, saúde pública e sindicalismo.
São 599 documentos em cópia xerox e manuscritos do período de 1951 e 1980.
O arquivo é composto por artigos e estudos fotocopiados que foram publicados em revistas e jornais de 1951 e 1980 (574 documentos); listagens manuscritas das notícias de jornal e livros por assunto de interesses (8 documentos); o livro “Um home chamado Geisel de Lev Cury; fotocópias de trechos do livro “O governo trabalhista do Brasil” de Getúlio Vargas (10 documentos) e fichamento do livro “O governo trabalhista do Brasil” de Getúlio Vargas.
Localização: EAV
Documentação em bom estado de conservação.
Já organizado.
Disponível para consulta in loco.