Família, Mulher e Prole: A doutrina social da Igreja e a política social do Estado Novo
Cynthia Pereira de Sousa Vilhena

Compõe-se do conjunto de documentos reunidos durante a pesquisa de doutoramento realizada por Cynthia Pereira de Sousa Vilhena.
Trata-se de um estudo sobre as relações entre a Igreja e o Estado no Brasil na vigência do regime republicano. O trabalho aborda mais especificadamente a fase em que dominou a figura carismática de Getúlio Vargas e que marcou de vez a ruptura com o liberalismo nas idéias e nas instituições.
As pesquisas foram realizadas nos arquivos de Getúlio Vargas e de Gustavo Capanema, organizados pelo CPDOC na Fundação Getúlio Vargas. Contém as obras completas do Padre Leonel Franca, S.J. (15 volumes); Nova Política do Brasil, de Getúlio Vargas (10 volumes); documentos pontifícios, como por exemplo: papa Leão XIII(1891), papa Pio XI(1922, 1929, 1930, 1931, 1942, 1943, 1945); documentos episcopais sobre: Ação Católica Brasileira; defesa da família; defesa da fé; moral e da família; o jogo; a dignidade da família e a defesa do Brasil.
São 757 documentos referentes a artigos de periódicos, proposta curriculares, projetos de lei, leis, decretos, pareceres ministeriais, relatórios, inquéritos sobre a educação artigos de jornal, encíclicas papais, cartas apostólicas, cartas pastorais, entre outros.
Localização: FMP
Documentação em bom estado de conservação.
Em fase de organização
Disponível para consulta in loco.