A Ilusão Fecunda: a luta por educação nos movimentos populares
Marilia Ponte Sposito

Compõe-se de documentos acumulados durante o desenvolvimento da pesquisa de doutoramento realizada por Marília Pontes Espósito.
A pesquisa teve por objetivo desvendar a história de homens simples que foram proibidos de fazer e escrever sua própria história. Ou seja, esboçar uma radiologia da cidade de São Paulo sob o ponto de vista de suas demandas educativas: documentar as lutas pelo acesso à escola ou reivindicações que diziam respeito ao seu funcionamento, à sua melhoria, considerada em sentido amplo, como recursos humanos ou materiais e gestão da atividade educativa.
O material coletado pela autora inclui 2130 fichas sobre as reivindicações dirigidas aos Órgãos Públicos e 815 fichas com artigos de imprensa sobre educação e movimentos populares, das quais 568 tratam especificamente de reivindicações e lutas nos bairros. A autora pesquisou nos seguintes centros que foram criados na década de 1970: CEDEC (Centro de Estudo e Cultura Contemporânea), CPV (Centro Pastoral Vergueiro), CESAD/FAU/USP (Centro de Coleta, Sistematização e Fornecimento de Dados), SAP/FEUSP (Serviço de Apoio à Pesquisa) e CEMI (Centro de Comunicação e Educação Popular de São Miguel).
Documentos encontrados: 22 jornais, entre periódicos de bairros e a grande imprensa; relatórios de atividades, de congressos e de avaliações sobre APM´s do Município; planos para as 5 regiões administrativas do Município de São Paulo; demonstrativos numéricos da Secretaria Municipal da Educação; anais do 1º Seminário Municipal do ensino Supletivo, transcrições de entrevistas orais; entre outros. Trata-se de aproximadamente, 2000 documentos referentes ao período histórico de 1970 a 1986.
Localização: IF
Documentação em bom estado de conservação.
Aguardando higienização, acondicionamento e organização.
Disponível para consulta in loco.