Inovações Educacionais: autores e atores das classes experimentais
Alice Aguiar de Barros Fontes

Compõe-se do conjunto de documentos reunidos durante a pesquisa de doutoramento realizada por Alice Aguiar de Barros Fontes.
A idéia central da pesquisa foi analisar o papel das classes experimentais brasileiras no período de 1958 a 1970 e, em particular, do Estado de São Paulo. Para essa análise, a autora pesquisou o papel do Centro Internacional de Estudos Pedagógicos de Sèvres, como exemplo: o Instituto de Educação Narciso Pieroni (1959), na cidade de Socorro, em São Paulo; o Instituto de Educação de Jundiaí (1960 - 1980); e o colégio de Aplicação da Universidade de São Paulo (1957). O Serviço de Ensino Vocacional(SEV) também seguiu os métodos franceses, por meio de seis escolas espalhadas pelo estado de São Paulo - incluindo o grupo Escolar Experimental da Lapa(1961 - 1970) e os ginásios pluricurriculares, criados em 1966 e extintos em 1970, num total de quatro unidades preparadas para atender clientelas com características diversificadas.
São 311 documentos textuais referentes a pareceres, processos, relatórios de atividades e resoluções do Conselho Estadual de Educação, cópias xerox de dissertações e teses que tratam de assuntos relacionados à política educacional no período da investigação e anotações pessoais.
Localização: Arquivo AABF
Documentação em bom estado de conservação
Em fase de organização.
Disponível para consulta in loco.