1. Impressos , Leituras e Instituições Escolares no Brasil.
Apoio: Finep
Coordenadora: Marta Maria Chagas de Carvalho.
Seu objetivo principal foi gerar instrumentos de pesquisa organizando-os e informatizando-os no Centro de Memória da Educação /FEUSP. Ele possui 8 subprojetos :

I-Escolas de Instrução popular: Materiais Escolares e documentos institucionais.
Responsável : Carmen Sylvia Vidigal Moraes .
Objetivo : Levantamento e estudo do material histórico existente nas instituições publicas de ensino fundamental e médio , particularmente , investigação das fontes provenientes das primeiras escolas técnicas criadas no Estado de São Paulo .
Documentos : o material encontrado é bastante heterogêneo , incluindo livros de registro e matrículas, semanários de aulas e material escolar produzido por alunos, ata de reunião de professores , livros didáticos e material escolar produzido por aluno (cadernos e trabalhos de conteúdos diversos ).
Produto :Gerou a “ Pesquisa sobre o Ensino Público Profissional do Estado de São Paulo : memória institucional e as transformações histórico- espaciais regionais”, que se desenvolveu ao longo de 4 anos (1998-2001). Ela será tratada mais adiante .
II- Escolas de Instrução popular : Material escolares e documentos institucionais .
Responsável : Circe Maria Fernandes Bittencourt
Objetivos :Organização da biblioteca do livro didático como acervo especial da biblioteca da FEUSP.
Documentos : Livros didáticos , legislação sobre o livro didáticos ,programas curriculares , catálogos de editoras , documentos textuais sobre a memória oral de autores e editores de obras didáticas .
Produtos : Gerou a pesquisa “ Educação e Memória : organização da biblioteca do Livro Didático” que está em desenvolvimento na Faculdade de Educação e recebe apoio da FAPESP. Ela será tratada mais adiante .
III- Imprensa Periódica Educacional Paulista (1890-1996).
Responsável : Denice B. Catani e Cynthia P. de Sousa .
Objetivos :localização e descrição de dados sobre a educação nos periódicos editados em São Paulo, no período de 1890 a 1996 e que podem ser encontrados na capital e no interior .
Documentos : 456 revistas sobre os seguintes tipos: periódicos de associações docentes e sindicatos de professores , diretores , inspetores e educadores ; boletins de associações discentes ( grêmios , centros acadêmicos e associações de ex-alunos) ; jornais escolares realizados por iniciativas de escolas de ensino fundamental e médio ; periódicos de instituições superiores com cursos de licenciatura e pedagogia ; anuários, arquivos , anais , boletins e relatórios de instituições de ensino (fundamental ao superior ) públicas e particulares ; anais de congressos realizados sobre questões educacionais no âmbito do Estado de São Paulo; periódicos culturais ; periódicos sobre Legislação Educacional , Edições comemorativas (poliantéias) ; boletins e estatísticas oficiais ; publicações de Centros de Estudos , Fundações e Institutos de Pesquisa; publicações temáticas.
Produto: Catálogo “Imprensa Periódica Educacional Paulista ( 1890-1996) publicado com apoio da FINEP e Editora Plêiade, 1999.
IV- Representações de Leitura dos professores da Escola Normal da Praça (1890-1925).
Responsável: Maria Cecília Cortez Christiano de Souza .
Objetivos: Seleção e classificação de material encontrado na Biblioteca Nacional no Rio de Janeiro , leitura e fichamento de livros e teses referentes à história da educação em São Paulo e à imprensa pedagógica.
Documentos: Artigos , recomendações e críticas de livros , , cartas de professores e inspetores escolares publicadas cartas de professores e inspetores escolares publicadas em revistas .
Produto: Relatório final enviados para FINEP.
V- A Formação de professores no Instituto de Educação no Rio de Janeiro (1920-1930).
Responsável: Diana Gonçalves Vidal
Objetivo: Descrição da documentação primária sobre as reformas de Instrução Pública no Rio de Janeiro.
Documentos: textuais e iconográficos existentes nas seguintes instituições : Arquivo Geral da cidade do Rio de Janeiro , Arquivo Nacional , Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro , Associação Brasileira de Educação , fundação Getúlio Vargas/ CPDOC, Arquivo e biblioteca do instituto de Educação do Rio de Janeiro , Arquivo do Instituto de Estudos Brasileiro , Biblioteca e Arquivo do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro , Arquivo do Museu da Imagem e do Som , Diretoria de Educação Fundamental da Secretaria Municipal de Educação , Programa de Estudos e Documentação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro , Sindicato de Estabelecimentos de Ensino do I e II graus , Sindicado de professores do Ensino do Rio de Janeiro .
Produto: Relatório Final e Repertório de Fontes ( suporte papel e base de dados disponíveis no Centro de Memória/ FEUSP.
VI- Tempos de Escola: Inventário das Instituições Escolares Femininas na Província de São Paulo .
Responsável: Maria Lúcia Spedo Hilsdorf
Objetivo: levantamento de dados sobre instruções escolares femininas atuantes na Província de São Paulo ao longo do século XIX , reunidos em um Inventário que possa ser empregado como instrumento de trabalho para estudos sobre o tema mulher e educação escolar.
Documentos: textuais encontrados na Biblioteca do Instituto de Brasileiros/USP, na Biblioteca e Hemeroteca do Arquivo do Estado de São Paulo ,Biblioteca e Hemeroteca do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Produto: Inventário “Tempos de Escola: fontes para a presença feminina na Educação São Paulo (século XIX)”, publicado com apoio da FINEP e Editora Plêiade, 1999.
VII- Práticas de leitura e reforma escolar no Brasil (1920- 1945).
Responsável: Marta Maria Chagas de Carvalho .
Objetivo: localizar material sobre as principais reformas que tiveram lugar no RJ, SP, MG, Bahia , Ceará e Pernambuco .
Documentos: Decretos e regulamentações que instituem as reformas ; relatórios de Diretores da Instrução Pública e Inspetores , margens governamentais sobre as iniciativas tomadas no âmbito de cada reforma ; anuários de ensino que abrangem o período da Implementação das reformas ; livros e revistas cuja iniciativa de publicação ou de distribuição esteja vinculada direta ou indiretamente, à Diretoria de Instrução Pública responsável pela reforma investigada ; livros de registro de bibliotecas especiais (Bibliotecas de Escola Normais ou Biblioteca especializadas em Educação );documentação oficial relativa à compra , edição ou distribuição de livros, revistas e jornais pela diretoria de instrução pública; documentação escolar (programa de cursos , planos de aulas, cadernos ou diários de classes que evidenciem a utilização ou recomendação de livros nas atividades escolares); documentação privada (correspondências e anotações com indicações sobre livros recomendados)
Produto: Artigos que foram resultados de apresentações realizadas :1o Congresso luso Brasileiro História da Educação (Lisboa ,23-26 de Janeiro de 1996);II Encontro Binacional Escola Nova no Brasil e na Argentina (São Paulo , FEUSP,17-19 de Março de 1997), Simpósio Reformas educativas en la Historia de América Latina (Quito, Equador, 7-11de Julho de 1997 ); artigo publicado na Revista da Faculdade de Educação com o titulo “A Escola nova e o impresso : um estudo sobre as estratégias editoriais de difusão do escolanovismo no Brasil .
VIII. As práticas escolares :da escrita e leitura nas escolas de Rio Claro (1940-1960). Responsável: Marilena Jorge Guedes de Camargo .
Objetivo: Investigação sobre as representações de leitura e escrita efetuadas por professores e alunos .
Documentos: de domínio particular (cadernos, livros, etc., guardados na casa de ex-professores , ex-aluno e ex-funcionários )e de domínio público (livros, jornais, revistas, fotografias, quadros, mobiliários, etc.).
Produto: relatório enviado para a FINEP.