Projeto Historiografia
O Projeto "Pesquisa sobre o ensino público profissional no estado de São Paulo: memória institucional e as transformações histórico-espacias regionais", ou Projeto Historiografia, como foi apelidado por todos os seus participantes, nasceu com as preocupações da profa. Dra. Carmen Sylvia Vidigal de Moraes de guarda e preservação de documentos significativos para as pesquisas sobre a história da educação pública profissionalizante no estado de São Paulo.
O projeto foi realizado entre o Centro de Memória da Educação-FEUSP e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza com apoio da FAPESP entre 1998 e 2001. Envolveu 8 escolas técnicas e uma escola Estadual:
1. ETE Carlos de Campos (Brás)- São Paulo;
2. ETE Getúlio Vargas (Ipiranga)- São Paulo;
3. ETE Bento Quirino- Campinas;
4. ETE Fernando Prestes- Sorocaba;
5. ETE Aristóteles Ferreira- Santos;
6. ETE Escolástica Rosa (Estadual)- Santos;
7. ETE Cônego José Bento- Jacareí;
8. ETE Julio Cardoso- Franca;
9. ETE João Belarmino- Amparo.
Este é considerado como piloto na experiência de organização de arquivos escolares do CME-FEUSP, foi a partir dos bons resultados colhidos com este projeto que outrso foram sendo elaborados.
Atualmente, outro projeto foi organizado com o objetivo de dar continuidade as atividades até então desenvolvidas pelo projeto piloto. Para outras informações entre em contato com CEETEPS.

MEMO
O MEMO é o nome do Centro de Memória e documentação da Escola de Aplicação da FEUSP que foi criado a partir de projeto coordenado por docente da FEUSP, profa. Dra. Diana Gonçcalves Vidal e financiado pela FAPESP entre os anos de 2000 e 2003.
O projeto envolveu alunos, professores da Escola e bolsistas do Centro de Memória da Educação na conservação, organização e disponibilização do acervo escolar. este projeto adotou a metodologia de tratamento de arquivos educacionais elaborada para o Centro de Memória da Educação aprimorando as atividades proposta.
No Centro de Memória da Escola de Aplicação foi desenvolvido outro projeto "A História da Educação em risco: avaliação e descarte dos documentos do arquivo da Escola de Aplicação, 1958-1985", que foi concluído em novembro de 2003 resultando em dissertação de mestrado.
Atualmente, após o encerramento das atividades do projeto piloto, o Centro de Memória da Educação assumiu, por mais dois anos( 2004 e 2005),a responsabilidade com a direção da Escola de Aplicação a continuidade das atividades de organização do Arquivo Permanente e a manutenção das atividades de recolhimento.
Para visitas ao MEMO, pesquisa ou desenvolvimento de estágios, ligue-nos: (11)30913194 ou mande e-mail para: cmemoria@fe.usp.br.

Lugares da Memória
Lugares da Memória: parceria entre o Centro de Memória da Educação-FEUSP e o CEFAM Santo André
O projeto foi uma parceria entre o Centro de Memória da Educação-FEUSP e o CEFAM de Santo André durante os anos de 2003 e 2004. Teve como objetivo principal proporcionar estágio para alunos de terceiro e quarto anos do magistério em lugares de guarda da memória na Faculdade de Educação sob supervisão de alunos-bolsistas do Centro de Memória da Educação que foram capacitados e acompanhados pela arquivista do CME-FEUSP em todas as suas atividades. Foram també, estimulados a apresentar seus tratabalhos na Semana da Educação de FEUSP. Tratou-se de fato inédito dentro da Faculdade de Educação pois foi a primeira vez que alunos do Ensino Médio tiveram a oportunidade de apresentar pesquisa em espaço destinado apenas para alunos bolsistas da graduação ou alunos de pós-graduação.
No primeiro semestre foram 72 alunos desenvolvendo atividades no Labrimp (laboratório de brinquedos), no MEB (Museu da Educação e do Brinquedo), no MEMO (Centro de Memória e Documentação da Escola de Aplicação) e no CME-FEUSP. No segundo semestre, foram apenas 32 alunos desenvolvendo atividades no MEB, no MEMO e no CME-FEUSP. Os encontros aconteciam todas as quintas, no período da tarde. Além disso, os alunos realizaram visitas a Museus da USP e ao Arquivo do Estado de São Paulo.
O projeto Lugares da Memória foi coordenado pela Docente da FEUSP professora Diana Gonçalves Vidal e pela arquivista do Centro de Memória da Educação- CMEFEUSP, Iomar Barbosa Zaia.
O CME-FEUSP está estudando a possibilidade de realizar uma nova versão desse projeto para ter inicio ainda este ano, no mês de julho. Qualquer professor da rede pública Estadual ou Municipal de São Paulo pode levar este projeto para sua Escola.